CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Acionistas barram plano de Temer para tomar a Vale

Bradesco, Mitsui e o fundo de pensão do Banco do Brasil (Previ) conseguiram barrar a ideia do governo interino de Michel Temer de trocar o presidente da Vale, Murilo Ferreira; a ofensiva dos sócios, capitaneada pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, buscou evitar, conforme fontes, que o contexto político trouxesse prejuízos para a mineradora em termos de governança corporativa; Temer quer mudar o presidente da Vale porque ele teria proximidade com a presidente Dilma Rousseff

Imagem Thumbnail
Bradesco, Mitsui e o fundo de pensão do Banco do Brasil (Previ) conseguiram barrar a ideia do governo interino de Michel Temer de trocar o presidente da Vale, Murilo Ferreira; a ofensiva dos sócios, capitaneada pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, buscou evitar, conforme fontes, que o contexto político trouxesse prejuízos para a mineradora em termos de governança corporativa; Temer quer mudar o presidente da Vale porque ele teria proximidade com a presidente Dilma Rousseff (Foto: Valter Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Bradesco, Mitsui e o fundo de pensão do Banco do Brasil (Previ) conseguiram barrar a ideia do governo interino de Michel Temer de trocar o presidente da Vale, Murilo Ferreira. A ofensiva dos sócios, capitaneada pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, buscou evitar, conforme fontes, que o contexto político trouxesse prejuízos para a mineradora em termos de governança corporativa.

Com isso, por ora, Ferreira, há cerca cinco anos no comando da companhia, segue à frente da Vale. Seu mandato foi renovado e termina em abril 2017.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ferreira é indicação do Bradesco. Nos últimos anos, o banco é quem tem indicado o presidente da companhia. Já a Previ escolhe o presidente do Conselho de Administração, cargo ocupado atualmente por Gueitiro Matsuo Genso, que comanda o fundo. Não há nada formal que obrigue o rito, mas essa tem sido a prática.

Trabuco se reuniu com Michel Temer, no final de maio, para reforçar junto ao presidente em exercício eventuais problemas que a troca de Ferreira poderia trazer em termos de governança corporativa. Seu desejo de mudar o presidente da Vale teria como base a proximidade do executivo à presidente Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ferreira é elogiado pelo mercado por adotar uma estratégia de corte de custos e ganho de eficiência, chamada por alguns analistas de "disciplina de capital". Os analistas do BTG destacam, em relatório, que além de "competente", o executivo estaria preparando a Vale para "prolongado ciclo de baixa de commodities".

A Vale informou, ontem, por meio de comunicado ao mercado, que não houve qualquer deliberação ou comunicação dos acionistas controladores em relação à substituição de Ferreira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO