CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Agência chinesa rebaixa nota de crédito dos Estados Unidos, diante do risco de calote

Agência chinesa é a primeira a rebaixar o rating de crédito dos EUA enquanto preocupações com o teto da dívida se ampliam

Joe Biden e Xi Jinping - 15/11/2021 (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pequim, China – Em meio à crise do teto da dívida, uma importante agência chinesa rebaixou nesta quinta-feira sua classificação de crédito soberano dos Estados Unidos, refletindo as crescentes preocupações do mercado na China, o segundo maior detentor de títulos do Tesouro americano. A China Chengxin International Credit Rating (CCXI), na qual a gigante de classificações Moody's possui uma participação minoritária, rebaixou a classificação em um degrau, de AAAg para AAg+, citando a alta inflação e o impasse do teto da dívida amplamente observado, segundo informa o jornal South China Morning Post.

"A intensificação das divisões políticas entre os dois partidos nos Estados Unidos aumentou a dificuldade de resolver a questão do teto da dívida", afirmou a CCXI em comunicado online. A agência acrescentou que as disputas políticas provavelmente resultarão em um atraso no pagamento até a chamada "X-date" - o dia em que o governo dos EUA declara que não pode mais cumprir todas as suas obrigações financeiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O rebaixamento do rating de crédito dos EUA por uma agência chinesa é um sinal alarmante para os mercados financeiros globais, uma vez que a China desempenha um papel crucial como um dos principais credores do governo americano. Esse movimento pode impactar as perspectivas econômicas dos EUA e gerar turbulência nos mercados internacionais.

A crise do teto da dívida dos Estados Unidos está aumentando as preocupações em todo o mundo, à medida que a maior economia do mundo enfrenta a possibilidade de inadimplência em seus pagamentos. A incapacidade de resolver o impasse político e elevar o teto da dívida pode levar a consequências drásticas não apenas para os Estados Unidos, mas também para a estabilidade econômica global.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os investidores estão atentos às negociações entre os partidos políticos americanos, buscando sinais de um acordo que evite um calote e restaure a confiança nos mercados financeiros. A pressão está aumentando sobre os líderes políticos dos EUA para que tomem medidas rápidas e eficazes a fim de evitar danos econômicos mais graves.

A classificação de crédito rebaixada pela CCXI ressalta a importância de um acordo urgente para elevar o teto da dívida e a necessidade de uma resolução política que restabeleça a estabilidade financeira dos Estados Unidos. O impacto desse rebaixamento nas relações econômicas entre China e Estados Unidos também permanece incerto, mas certamente terá implicações significativas para o mercado global.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO