Alemanha surpreende e evita recessão

PIB alemão cresce 0,5% no primeiro trimestre de 2012. Já a França fica estagnada no mesmo período e Comissão Europeia reduz expectativa para o ano

Alemanha surpreende e evita recessão
Alemanha surpreende e evita recessão (Foto: Amanda Andersen/REUTERS )
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com agências internacionais – A Alemanha superou as expectativas e registrou um crescimento 0,5% no primeiro trimestre de 2012, evitando uma recessão, segundo o Escritório Federal de Estatística (Destatis).

A estimativa inicial era que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceria apenas 0,1% no período, com uma expansão anual de 0,8%.

Na comparação com os três primeiros meses de 2011, a economia alemã cresceu 1,7%, motivada pelo comércio exterior e pela demanda interna, que compensaram a redução nos investimentos.

Em contrapartida, a economia francesa ficou estagnada no período depois de o Produto Interno Bruto (PIB) ter crescido 1,7% em 2011, segundo os primeiros resultados das contas nacionais publicados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (Insee).

Essa evolução nula entre janeiro e março aconteceu após uma ligeira progressão de 0,1% do PIB nos três últimos meses do ano passado.

Tanto o presidente em exercício Nicolas Sarkozy quanto o líder eleito François Hollande previram alta de 0,7% do PIB em 2012. A Comissão Europeia, no entanto, reduziu essas expectativas ao considerar que o PIB não avançará mais que 0,5%.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247