André Esteves perde, de vez, o seu jatinho
Dono do BTG Pactual e do Panamericano, André Esteves perdeu um de seus aviões particulares, acusado de sonegar impostos, embora faça parte da lista de bilionários brasileiros; Receita Federal decretou o "perdimento" da aeronave, que irá a leilão
247 – Visto como um prodígio no mercado financeiro, o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual e controlador do Panamericano, que pertenceu ao empresário Sílvio Santos, não teve o cuidado necessário na administração de sua própria contabilidade. Ele acaba de perder um avião particular, apreendido na Operação Pouso Forçado, da Polícia Federal, acusado de sonegar impostos.
A manobra consiste em registrar a aeronave em outros países, em nome de um “trust”, escondendo quem seria o real proprietário. Em razão disso, a Receita Federal declarou o “perdimento” do avião de Esteves, que vale algumas dezenas de milhões de dólares. O que espantou os delegados da Operação Pouso Forçado foi o fato de a sonegação estar sendo promovida por pessoas com ampla capacidade financeira – Esteves faz parte da lista dos bilionários da revista Forbes.
Leia, abaixo, a notícia sobre o perdimento da aeronave na coluna do jornalista Claudio Humberto:
Receita Federal
confisca jatinho
de banqueiro
A Receita Federal decidiu declarar o “perdimento” de um jatinho do banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual, um dos investigados pela aquisição de aviões no exterior em nome de empresa aberta em paraíso fiscal, registrando-os depois nos Estados Unidos. Segundo fonte da Receita, o “perdimento” inclui mais dois jatos, e os três serão incorporados a órgãos públicos como Policia Federal.
Engenhoso
O comprador do jatinho fazia contrato de “trust” com banco americano, que fingia ser o dono e dava “direito de uso” da aeronave ao cliente.
Sem imposto
A manobra permitia aos donos de jatinhos, como o banqueiro André Esteves, “economizar” os 34% de IPI e ICMS devidos no Brasil.
Dono oculto
A Receita admite que não é ilegal ter empresa em paraíso fiscal, nem o contrato de “trust”, mas o objetivo seria “esconder o real dono do jato”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: