Aneel: cinco de seis distribuidoras de energia a serem leiloadas descumprem metas de qualidade

Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que cinco das seis distribuidoras que serão leiloadas descumpriram nos últimos dois anos os parâmetros de qualidade definidos pela instituição; a pesquisa leva em conta a relação entre frequência dos desligamentos e tempo de duração das interrupções

Aneel: cinco de seis distribuidoras de energia a serem leiloadas descumprem metas de qualidade
Aneel: cinco de seis distribuidoras de energia a serem leiloadas descumprem metas de qualidade (Foto: Ueslei Marcelino - Reuters)

247 - Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que cinco das seis distribuidoras que serão leiloadas descumpriram nos últimos dois anos os parâmetros de qualidade definidos pela instituição. A pesquisa leva em conta a relação entre frequência dos desligamentos e tempo de duração das interrupções.

De acordo com a Aneel, o descumprimento das metas está relacionado à falta de investimentos e a problemas de gestão nas distribuidoras de energia.

O primeiro leilão, da Companhia Energética do Piauí, está marcado para esta quinta-feira (26). As outras quatro distribuidoras (Boa Vista, Amazonas Distribuidora, Companhia de Eletricidade do Acre e Centrais Elétricas de Rondônia) serão privatizadas em 30 de agosto.

A Amazonas Distribuidora de Energia é a única das seis distribuidoras dentro dos critérios de qualidade fixados pela Aneel. Mas, de acordo com a área técnica da Aneel, a empresa tem o maior limite para interrupções do fornecimento: 46 horas anuais (2017).

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247