ANP vai aceitar "campo de petróleo" de Eike como garantia
Pela primeira vez, a Agência Nacional de Petróleo aceita como aval um campo de petróleo que não está em produção; há poucas semanas, a OGX do empresário Eike Batista divulgou nota ao mercado informando que não tinha mais tecnologia para extrair óleo
247 – Mesmo sem produzir petróleo, o campo de Tubarão Martelo, da OGX, será a garantia para a Agência Nacional de Petróleo de que a empresa de Eike Batista tem recursos financeiros para arcar com a exploração de um determinado bloco.
De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, é a primeira vez que a ANP aceita como aval um campo que não está em produção. Segundo a Agência, a regra permite que campos com plano de desenvolvimento aprovado sejam usados como garantia.
A intenção de Eike é comprovar que ele ainda tem condições de arcar com os custos do PEM (Plano Exploratório Mínimo) dos 13 blocos comprados por ele na 11ª rodada de licitações da ANP, em abril. Se quiser mantê-los, Eike terá ainda que pagar R$ 376 milhões.
"Eu nunca tinha visto isso, é bem estranho dar como garantia um óleo que nem se sabe se vai sair", disse à Folha Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
Em nota ao mercado no início de julho, a OGX informou que não tinha mais tecnologias para extrair petróleo de seus poços em operação, no campo de Tubarão Azul, e que, sem viabilidade econômica, suspenderia o desenvolvimento Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia.
A consulta de Eike à OGX sobre a possibilidade da garantia foi feita no último dia 10. Leia mais em Eike quer dar petróleo como garantia à ANP...
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: