TV 247 logo
      HOME > Economia

      ANP vai leiloar “reserva gigante” de petróleo

      Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que a parcela do prospecto de petróleo de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, que será licitada no 2º leilão de Partilha em 2017; reserva tem estimados 2,2 bilhões de barris de petróleo "in situ", apenas em uma determinada área; ANP classifica a reserva como "gigante"; área, segundo a ANP, é tida como uma das mais promissoras do leilão, já que testes de produção feitos pelo consórcio indicaram alta produtividade

      plataforma petroleo (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) - A parcela do prospecto de petróleo de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, que será licitada no 2º leilão de Partilha em 2017, tem 2,2 bilhões de barris de petróleo "in situ", o que indica uma reserva gigante, na avaliação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

      Uma estimativa "in situ" diz respeito a todo o volume de uma determinada área --geralmente apenas uma parcela dos volumes de uma jazida pode de fato ser transformada em produção.

      "Para a parte que ainda não está licitada, nós estamos estimando um volume de cerca de 2 bilhões de barris de petróleo", afirmou nesta terça-feira a superintendente de definição de blocos da ANP, Eliane Petersohn, ao apresentar uma palestra durante o congresso de petróleo Rio Oil & Gas.

      Eliane explicou que ainda não é possível afirmar qual o volume recuperável da área de Carcará que será leiloada. Mas, caso seja aplicado um fator de recuperação de 30 por cento, algo possível devido às informações que a agência já tem sobre a região, ela poderia produzir cerca de 600 milhões de barris de petróleo, característica de um campo gigante.

      A área original de Carcará foi descoberta por um consórcio cuja operadora era a Petrobras, em regime de concessão, e ainda está em fase exploratória.

      A licitação da outra parte da reserva, prevista para o segundo semestre de 2017, será necessária porque parte de Carcará ultrapassa os limites do contrato de concessão para uma área da União no pré-sal.

      Em entrevista exclusiva recente à Reuters, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriad, afirmou que o volume da reserva de Carcará que será licitada é semelhante ao que pertence à área leiloada anteriormente.

      A área, segundo Magda, é tida como uma das mais promissoras do leilão, já que testes de produção feitos pelo consórcio indicaram alta produtividade.

      A petroleira estatal vendeu recentemente 66 por cento da parcela do bloco em que está a área de Carcará já licitada por 2,5 bilhões de dólares para a norueguesa Statoil.

      (Por Marta Nogueira)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: