HOME > Economia

Após quebra-quebra na refinaria da Petrobras em Suape, prisões e volta ao trabalho

Apenas duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar durante o tumulto ocorrido nesta quarta-feira (8) na Refinaria Abreu e Lima; ao término do episódio, o sindicato que representa a categoria (Sintepav-PE) recomendou o retorno do ritmo normal das atividades na próxima quinta-feira (9)

Após quebra-quebra na refinaria da Petrobras em Suape, prisões e volta ao trabalho (Foto: Guga Matos/JC Imagem/Folhapress)
Editoria avatar
Conteúdo postado por:

Raphael Coutinho _PE247 – Apesar de todo o tumulto ocorrido na manhã desta quarta-feira na Refina Abreu e Lima, em Suape, apenas duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar. No protesto, realizado por parte dos trabalhadores que ficaram revoltados com o acordo pelo fim da atual greve no local celebrado pelo sindicato que o representa - o Sintepav - e a empresa, seis ônibus foram queimados e o trio elétrico que comandava o protesto foi depredado.

Ao final da confusão, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) recomentou a retomada das atividades em ritmo normal na próxima quinta-feira, uma vez que já há uma decisão judicial que declara a paralisação ilegal.

“O retorno foi decido pela Justiça, mas cabe a cada um dos trabalhadores retornarem ou não ao trabalho. A recomendação do Sindicato é que o trabalhador cumpra a decisão, já que somos pautados pela legalidade”, afirmou o presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral.

TRÂNSITO

Durante o tumulto de hoje, trânsito ficou complicado durante o período manhã em todo o Complexo Portuário de Suape, mas voltou ao normal à tarde, segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

REFORÇO POLICIAL

Temendo um novo tumulto como o ocorrido hoje, o comando da Refinaria Abreu e Lima encaminhou ofício à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco para contar com reforço em sua segurança da Polícia Militar de Pernambuco na próxima quinta-feira, quando as atividades dos trabalhadores deverão ser retomadas normalmente.

 

Leia mais:

Fogo e pancadaria na Refinaria Abreu e Lima

O clima é de Guerra na Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Após rejeitar a proposta do Sintepav-PE para encerrar a greve em andamento na unidade, revoltados, parte dos 44 mil trabalhadores do local resolveram partir para agressão física, atearam fogo em vários ônibus e apedrejaram membros dos sindicatos que representam a categoria. A Polícia Militar de Pernambuco precisou desferir balas de borracha para conter o movimento. A paralisação foi iniciada no último dia 1º.


Sintepav-PE acusa grupo ligado ao PSTU de provocar tumulto na refinaria

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), Aldo Amaral, afirmou que não há “clima de guerra” na Refinaria Abreu e Lima por parte dos funcionários. Segundo o dirigente, um grupo atrelado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) chegou com sacos de pedras, para ocasionar o tumulto, tudo com o objetivo de desestruturar o sindicato

Galeria de imagens do conflito na Refinaria Abreu e Lima, em Suape


❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...