HOME > Economia

Apple gastará US$ 1,9 bi em novos data centers

A Apple anunciou que gastará 1,7 bilhão de euros, cerca de 1,9 bilhão de dólares, para construir dois data centers na Europa que funcionarão inteiramente com energia renovável e criarão centenas de empregos; centros na Irlanda e na Dinamarca serão usados para mover os serviços online da Apple, incluindo iTunes Store, App Store, iMessage, Maps e Siri para consumidores europeus; "Esse significativo novo investimento representa o maior projeto da Apple na Europa até agora", disse o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, em comunicado

FILE - In this Wednesday, Sept. 12, 2012, file photo, Apple CEO Tim Cook speaks following an introduction of the new iPhone 5 in San Francisco. Apple is emerging as a gentler, cuddlier corporate citizen in the year after the death of CEO and co-founder St (Foto: Aquiles Lins)

Reuters - A Apple anunciou que gastará 1,7 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares) para construir dois data centers na Europa que funcionarão inteiramente com energia renovável e criarão centenas de empregos.

A companhia disse que os centros, na Irlanda e na Dinamarca, serão usados para mover os serviços online da Apple, incluindo iTunes Store, App Store, iMessage, Maps e Siri para consumidores na Europa.

O investimento deve ser dividido igualmente entre os dois países, com o governo irlandês confirmando que 850 milhões de euros serão gastos na Irlanda. Os dois centros devem iniciar as operações em 2017.

"Esse significativo novo investimento representa o maior projeto da Apple na Europa até agora", disse o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, em comunicado.

"Estamos animados por estar ampliando nossas operações, criando centenas de empregos locais e introduzindo alguns de nossos projetos de construções 'verdes' mais avançados até hoje", acrescentou.

(Por Supriya Kurane, Sabina Zawadzki e Padraic Halpin)