Banco Central da Austrália lança projeto de moeda digital

Moedas eletrônicas são uma das tendências do mundo pós-Covid

AP Photo
AP Photo (Foto: AP Photo)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik – O banco central da Austrália anunciou nesta segunda-feira (2) o lançamento de um projeto para "explorar o uso potencial e as implicações de uma forma maciça de CBDC [moeda digital do banco central, em português]", utilizando para tal a tecnologia de registro distribuído.

O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) detalhou em um comunicado que vai se associar para este projeto com o Commonwealth Bank, o Banco Nacional da Austrália, a companhia de serviços financeiros Perpetual e a ConsenSys Software, uma empresa de tecnologia blockchain.

O projeto colaborativo consiste no desenvolvimento de um teste de conceito para a emissão de "uma forma tokenizada de moeda digital". Esta vai poder ser utilizada pelos participantes do mercado atacadista "para o financiamento, liquidação e reembolso de um empréstimo sindicado tokenizado" em uma plataforma de tecnologia de registro distribuído baseada em Ethereum, salienta a instituição financeira.

A governadora adjunta do Banco da Reserva da Austrália, Michele Bullock, explica que, com este projeto, se busca "explorar as implicações de uma CBDC para a eficiência, gestão de riscos e inovação em transações do mercado atacadista".

Se espera que o projeto seja concluído no final deste ano e que as partes publiquem um informe com as conclusões na primeira metade de 2021.

A tecnologia de registro distribuído (distributed ledger, em inglês) é um banco de dados distribuído entre múltiplos dispositivos conectados numa rede descentralizada, onde são armazenados registros de transações financeiras. O objetivo é estabelecer confiança e segurança através da concordância entre múltiplos membros sobre os registros armazenados.

Token é um sistema de segurança que gera um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis. A tokenização exclui o fator humano das transações e garante a segurança de todos os dados tokenizados.

Por ser instantâneo e durar poucos segundos, o token é muito utilizado para autenticar transações financeiras online, especialmente de bancos.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247