Banco do Brasil integra solução Cadastro Rápido e simplifica acesso ao Tesouro Direto
Nova funcionalidade permite investimento digital e rápido por meio do login Gov.br e pagamento via Pix
247 - O Banco do Brasil (BB) acaba de se tornar agente custodiante para investidores que desejam adquirir títulos do Tesouro Direto por meio da solução digital Cadastro Rápido (Cad&Pag). A informação foi divulgada pela instituição e reforça a estratégia de ampliação do acesso aos produtos financeiros, utilizando tecnologia para simplificar a experiência do investidor. A solução integra os sistemas do Tesouro Direto, da B3, do Gov.br e de instituições financeiras, tornando o processo mais ágil e acessível.
A novidade permite que investidores, mesmo aqueles que não possuem conta no Banco do Brasil, possam adquirir títulos públicos diretamente no portal do Tesouro Nacional. O cadastro é realizado por meio do login Gov.br, e o pagamento é efetuado via Pix, diretamente para o Tesouro. Após a transação, o BB envia um e-mail ao investidor convidando-o a completar o cadastro e abrir uma conta na instituição, etapa necessária para o resgate de ativos ou recebimento de rendimentos. Todo o processo é 100% digital.
Estratégia de ampliação e inovação
A integração ao Cadastro Rápido é mais uma iniciativa que complementa a atuação do BB no mercado de investimentos. A instituição já oferece soluções digitais como o Assistente BB no WhatsApp, ferramenta que permite investimentos no Tesouro Direto com assessoria automatizada. Lançado em 2024, o recurso já movimentou mais de R$ 7 milhões.
Fabrício Reis, head de Investimentos e Captação do Banco do Brasil, destacou a relevância da nova funcionalidade: "A partir da integração à solução Cadastro Rápido, o BB disponibiliza mais um canal com experiência digital fluida para que os brasileiros tenham acesso a instrumentos financeiros que aliam segurança, liquidez e planejamento financeiro de longo prazo. Essa iniciativa é um importante passo para seguirmos incentivando a cultura de investimentos e a educação financeira no país, pilares fundamentais para o fortalecimento de um mercado de capitais maduro e eficiente."
Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, também ressaltou a importância do avanço: "A integração do Banco do Brasil ao Cadastro Rápido do Tesouro Direto representa um avanço importante na nossa missão de democratizar o acesso aos títulos públicos e simplificar a experiência dos investidores. Esse movimento facilita o acesso, investimento e experiência do usuário, permitindo que mais brasileiros, mesmo sem conta bancária no BB, tenham acesso aos produtos do Tesouro Direto. Parcerias como esta são essenciais para promover a educação financeira da sociedade."
O Tesouro Direto é uma opção atraente para investidores que buscam segurança, alta liquidez e valores iniciais acessíveis. Ao se integrar à solução Cadastro Rápido, o Banco do Brasil reforça seu compromisso com a democratização do mercado de capitais, facilitando o acesso a títulos públicos e incentivando a inclusão financeira.
