HOME > Economia

Bolsonaro desgraça o agronegócio e China faz primeira grande compra de soja dos EUA

De acordo com dois operadores norte-americanos, empresas estatais do país asiático compraram pelo menos 500 mil toneladas de soja norte-americana em negócios no valor de mais de US$ 180 milhões; medida impacta negativamente sobre o agronegócio brasileiro; alinhado ao governo Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro não demonstrou eficácia nas relações multilaterais

Bolsonaro desgraça o agronegócio e China faz primeira grande compra de soja dos EUA (Foto: Dir.: Alan Santos - PR)

247 - Após a trégua comercial, a China fez nesta quarta-feira (13) suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos, informaram dois operadores norte-americanos. Segundo eles, empresas estatais do país asiático compraram pelo menos 500 mil toneladas de soja norte-americana em negócios no valor de mais de US$ 180 milhões.

A China é o maior comprador de soja dos EUA, mas negociou pouco desde que aplicou rígidas tarifas sobre os embarques norte-americanos em 6 de julho, em retaliação por impostos sobre produtos chineses.

A compra de soja dos EUA vem num contexto de afastamento do Brasil da China. Alinhado ao governo americano de Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro não demonstrou eficácia nas relações multilaterais e se submete cada vez mais aos interesses americanos, que buscam aumentar a influência da economia da América do Sul e frear os investimentos chineses na região.