HOME > Economia

Brasil amplia compra de derivados de petróleo da Rússia

"Aumentamos significativamente a importação de produtos petrolíferos da Rússia", afirmou o embaixador brasileiro Rodrigo de Lima Baena Soares

Brasil amplia compra de derivados de petróleo da Rússia (Foto: Alan Santos/PR)

Sputnik – O embaixador brasileiro em Moscou, Rodrigo de Lima Baena Soares, revelou um aumento significativo na importação de produtos petrolíferos da Rússia pelo Brasil. Segundo o diplomata, essa decisão visa beneficiar a indústria agrícola brasileira.

"Aumentamos significativamente a importação de produtos petrolíferos, como gasolina e diesel, da Rússia. Isso ajuda a nossa indústria agrícola", afirmou o embaixador brasileiro.

Soares lembrou que o Brasil é um grande produtor de petróleo, com uma produção diária de mais de três milhões de barris. No entanto, o país lida principalmente com matérias-primas pesadas, e suas refinarias não conseguem suprir a demanda por gasolina e diesel, o que torna a importação necessária.

De acordo com estimativas de analistas citadas pela mídia brasileira, as entregas de produtos refinados da Rússia para o Brasil podem aumentar em 25% em agosto, quando comparadas a julho, totalizando 235 mil barris por dia. Caso isso ocorra, a Rússia se tornará a maior fornecedora desses produtos ao Brasil, superando os Estados Unidos.

Esse aumento na oferta de produtos petrolíferos russos pode ter um impacto significativo na economia brasileira, fornecendo mais suprimentos para a indústria agrícola e outros setores que dependem desses combustíveis.