Brasil e Arábia Saudita serão parceiros em transição energética

Memorando de entendimento com autoridade saudita foi assinado pelo ministro Alexandre Silveira

Alexandre Silveira assina acordo na Arábia Saudita
Alexandre Silveira assina acordo na Arábia Saudita (Foto: Ricardo Stuckert / PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, protagonizou um importante marco na cooperação energética internacional ao assinar um memorando de entendimento entre o Brasil e o Reino da Arábia Saudita. O acordo, celebrado nesta terça-feira (28/11) em Riade, estabelece bases sólidas para fortalecer a colaboração entre os dois países em diversas áreas relacionadas à transição energética.

O memorando abrange uma ampla gama de setores estratégicos, incluindo petróleo, gás, eletricidade, energias renováveis, eficiência energética, petroquímicos e hidrogênio, entre outros. Este passo significativo demonstra o compromisso do Brasil em desempenhar um papel de liderança na transição para uma matriz energética mais sustentável e diversificada.

continua após o anúncio

"O Brasil, sob a liderança do presidente Lula, voltou a dialogar e a abrir portas em todo o mundo. Estamos na Arábia Saudita demonstrando a liderança brasileira na transição energética e buscando expandir ainda mais a nossa relação com o país, desenvolvendo parcerias importantes nos setores de energia, petróleo, gás, hidrogênio verde e tantos outros temas. Vamos atrair investimentos para o país promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil, gerando emprego, renda e combatendo as desigualdades", afirmou Silveira.

Além dos setores mencionados, o memorando também reconhece a importância da Economia Circular de Carbono e tecnologias para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Isso inclui iniciativas de captura, reutilização, transferência e armazenamento de carbono, visando a mitigação dos impactos ambientais.

continua após o anúncio

O acordo vai além do âmbito governamental, estabelecendo parcerias qualitativas para localizar materiais, produtos e serviços em todas as áreas da energia, bem como nas cadeias de suprimentos e tecnologias associadas. A cooperação será ampliada para incluir empresas especializadas no campo da energia, visando o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.

Além disso, o memorando incentiva estudos conjuntos no campo da energia em colaboração com universidades e centros de pesquisa. Essa iniciativa visa promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias avançadas que impulsionem a transição energética de ambos os países.

continua após o anúncio

O acordo representa um passo importante na direção da construção de um futuro mais sustentável e alinhado com os desafios globais da mudança climática. A assinatura do memorando entre o Brasil e a Arábia Saudita reforça a determinação de ambas as nações em trabalhar juntas para enfrentar os desafios energéticos do século XXI, promovendo o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a redução das desigualdades.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247