"Brasil está perdendo seu principal produto em exportação"
Jornal Financial Times afirma que valorizao do Real tem prejudicado a venda de jogadores Europa, mas reforou a competitividade dos clubes nacionais
247 – O Brasil está perdendo seu maior produto em exportação por causa da valorização do real. Segundo a matéria de capa do jornal britânico Financial Times, a venda de jogadores de futebol para a Europa tem despencado com a moeda forte. « Jovens estrelas estão jogando por mais tempo no Brasil, antes de migrar para a Europa, enquanto veteranos estão retornando mais cedo, conforme diminui a diferença nos salários com a Europa, atingida pela crise », afirma o texto.
Segundo uma agência de marketing esportivo, os gastos com novos jogadores no Brasil aumentaram 63% em 2010 em relação ao ano anterior, contra a queda de 29% na Europa. « Os clubes de futebol locais podem competir contra seus ricos pares europeus na disputa pelos melhores jogadores do mundo », diz o FT. É o caso da oferta de 40 milhões de euros do Corinthians pelo atacante argentino Carlos Tévez, do Manchester City. Além disso, recentemente, o Santos rejeitou uma suposta oferta do Chelsea pelo jogador Neymar , « oferecendo a ele um sofisticado pacote de compensações que incluem uma renda por direitos de imagem », afirma a publicação.
O jornal destaca ainda o caminho inverso – jogadores brasileiros que estão voltando ao futebol nacional, como Ronaldo, Luis Fabiano, Ronaldinho e Fred.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: