Brasileiros deixam o controle da Usiminas
Argentina Tenaris compra as participaes da Votorantim e da Camargo Corra e se torna a nova dona da siderrgica brasileira ao lado da japonesa Nippon Steel
247 – Por volta das 18h de ontem, a Tenaris, controlada pelo grupo argentino Techint, fechou a compra de 2,5% da Usiminas, por cerca de US$ 500 milhões. Com isso, a Confab, subsidiária da Tenaris, entra no bloco de controle da siderúrgica brasileira, junto com Nippon Steel, Ternium (associada da Tenaris) e a Caixa dos Empregados da Usiminas (CEU, fundo de pensão).
Além disso, a Ternium informou ter fechado acordo com Camargo Correa, Votorantim e CEU para a compra, junto com a argentina Siderar e a Confab, 139,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, por cerca de US$ 2,65 bilhões. Isso vai garantir à Ternium 27,7% do capital votante da siderúrgica. A Nippon Steel, por sua vez, comprará da CEU 8,5 milhões de ações ON. Agora, o controle da Usiminas será dividido entre o Nippon Group, com 46,1%, e o grupo Ternium/Tenaris, com 43,3%. O fundo de pensão CEU ficará com 10,6%. Votorantim e Camargo Correa saem do negócio. Com informações do Globo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: