HOME > Economia

BRICS podem criar criptomoeda alternativa ao dólar

O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul estão discutindo a criação de uma criptomoeda comum como alternativa ao dólar norte-americano, disse Kiril Dmitriev, diretor-geral do Fundo Nacional de Investimento Direto russo

moeda dos BRICs (Foto: Leonardo Attuch)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da Agência Sputinik

O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul estão discutindo a criação de uma criptomoeda comum como alternativa ao dólar norte-americano, disse Kiril Dmitriev, diretor-geral do Fundo Nacional de Investimento Direto russo.

Dmitriev disse ao portal russo de notícias RBC que, embora os países membros do BRICS usem suas moedas nacionais dentro da associação, uma criptodivisa alternativa poderia ser usada para "outros tipos de transações". Entretanto, ele não esclareceu de que tipo de transações se trata. 

 

O ministro das Comunicações da Rússia, Nikolai Nikiforov, já anunciou que a Rússia está trabalhando no acordo das criptomoedas, cuja vantagem será o aumento das operações comerciais.

 

O BRICS já tem uma instituição bancária, o Novo Banco de Desenvolvimento, que participa no financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e de infraestrutura nos países do BRICS, além do Fundo de Reservas do BRICS, um mecanismo para apoiar os países integrantes que possam ter problemas com a balança de pagamentos a curto prazo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: