TV 247 logo
      HOME > Economia

      Caixa registra lucro de R$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre

      Resultado representa alta de 2,5% sobre igual etapa do ano passado, mas queda de 16,7% ante o trimestre imediatamente anterior

      Resultado representa alta de 2,5% sobre igual etapa do ano passado, mas queda de 16,7% ante o trimestre imediatamente anterior (Foto: Gisele Federicce)
      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      SÃO PAULO (Reuters) - O lucro da Caixa Econômica Federal estacionou no primeiro trimestre, enquanto o crédito desacelerou e a qualidade da carteira de crédito atingiu o pior nível em seis anos.

      O banco estatal informou nesta quarta-feira que seu lucro líquido de janeiro a março foi de 1,5 bilhão de reais, alta de 2,5 por cento sobre igual etapa do ano passado, mas queda de 16,7 por cento ante o trimestre imediatamente anterior.

      No fim de março, a carteira de crédito ampliada do banco controlado pela União somava 624,4 bilhões de reais, avanço de 20,1 por cento em 12 meses. O avanço percentual é quase o dobro da média obtida pelos rivais Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil no mesmo período.

      Por outro lado, a Caixa seguiu a tendência dos demais bancos de piora na qualidade da carteira. Seu índice de inadimplência acima de 90 dias bateu 2,86 por cento no trimestre, ante 2,63 por cento um ano antes, o pior resultado em seis anos.

      As provisões para crédito de liquidação duvidosa dobraram no primeiro trimestre na comparação com um ano antes, para 5 bilhões de reais.

      No primeiro trimestre, o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 13,7 por cento, queda de 10 pontos percentuais sobre um ano antes e abaixo dos níveis de todos os principais concorrentes.

      HABITAÇÃO

      Apesar de recentes medidas do governo federal para restringir a concessão de crédito habitacional, segmento do qual a Caixa é líder no país, o banco viu sua carteira imobiliária crescer 24,6 por cento em 12 meses até março, para 354,2 bilhões de reais.

      (Por Aluísio Alves)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: