CNI: Brasileiro está menos pessimista com a economia
Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), sondagem elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 1% em agosto na comparação com julho, atingindo 98,9 pontos; foi o segundo mês consecutivo de alta no indicador; levantamento mostra também que os consumidores estão mais dispostos a ir às compras.; indicador de expectativas em relação às compras de maior valor aumentou 1,2% em relação a julho
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), sondagem elaborada pela CNI, subiu 1% em agosto na comparação com julho. O índice atingiu 98,9 pontos. Foi o segundo mês consecutivo de alta no indicador.
A sondagem ressalta que, mesmo com os dois aumentos, o Inec está 10,2% abaixo da média histórica, que é 110,1 pontos, e 8,7% inferior ao registrado em agosto do ano passado. Isso significa que a população continua pessimista.
Em agosto, o índice de expectativas em relação à inflação aumentou 4,2% na comparação com julho. De acordo com a metodologia da pesquisa, a elevação do indicador mostra que cresceu número de pessoas que espera a queda da inflação. "Apesar da melhora do índice, a desconfiança com relação à evolução da inflação nos próximos seis meses permanece, pois o índice mantém-se 11% abaixo da média histórica", informa a CNI.
As expectativas em relação ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento ficaram praticamente estáveis em relação a julho e continuam abaixo do registrado no ano passado. Mas os consumidores estão mais dispostos a ir às compras. O indicador de expectativas em relação às compras de maior valor aumentou 1,2% em relação a julho.