Conselho de Administração aprova Mercadante para a presidência do BNDES

Também foram aprovados mais três nomes para a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Veja os perfis dos nomes integrantes da instituição

www.brasil247.com - Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil | Reuters/Sergio Moraes)


247 - O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (25) os nomes de Aloizio Mercadante (presidente), Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio para comporem a diretoria do BNDES. Os aprovados se juntam aos diretores já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.

Aloizio Mercadante é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), com mestrado em Ciência Econômica (1989) e doutorado em Teoria Econômica (2010), pela Universidade Estadual de Campinas. Professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aposentado da Universidade Estadual de Campinas, foi deputado federal por dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003). Em 2002 foi eleito o senador com o maior número de votos da história na época, tendo ficado no mandato até 2011. 

No Senado Federal, Mercadante exerceu as funções de: Líder do Governo, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Líder da Bancada do PT, do Bloco de Apoio ao Governo e Presidente do Parlamento do Mercosul (2010). Além disso, foi Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), Ministro de Estado da Educação (2012-2014), Ministro de Estado Chefe da Casa Civil (2014-2015) e novamente Ministro da Educação (2015- 2016). Ao assumir o Banco, deixa a presidência da Fundação Perseu Abramo.

Tereza

Tereza Campello é economista, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS-USP e professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Também é Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Entre 2020 e 2022, Campello foi titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da faculdade de Saúde Pública da USP. Tereza Campello foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, entre 2011 e maio de 2016. Entre 2002 e 2011, esteve à frente de projetos importantes para o desenvolvimento, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

Natália

Natália Dias possui mais de 25 anos de experiência em bancos de investimento atuando em instituições financeiras de primeira linha, como JP Morgan Chase, Bank of America Merril Lynch, ING Bank e Banif Investment Banking. Também ocupou o cargo de CEO do Standard Bank Brasil, posicionando-o como banco de referência para grandes multinacionais que fazem negócios com a África, tendo alcançado Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 25% em quatro anos. Natalia possui experiência e profundo conhecimento dos mercados financeiro, bancário e de capitais, finanças e governança corporativa. Além de investidora e mentora em projetos de impacto social, é ativista de diversidade e inclusão.

Helena

Helena Tenório é funcionária de carreira do BNDES há 25 anos e possui graduação e mestrado em Economia pela UFRJ e MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ. Além disso, cursou Economic Development Thinking, na Harvard Kennedy School e Master in Digital Transformation, pela PUC Rio. No BNDES, Helena Tenorio desempenhou funções nos segmentos de Mercados de Capitais, Exportação, Planejamento, Comunicação e Relacionamento Institucional.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247