CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Copom eleva a taxa Selic para 12,25% ao ano

Equipe de Alexandre Tombini, no Banco Central, decide pela elevao da taxa de juros em 0,25 ponto percentual. a quarta alta seguida

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu elevar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano. Os analistas do mercado financeiro já esperavam esse novo aumento, que é o quarto seguido sob o comando de Alexandre Tombini na presidência do BC. Em seis meses (quatro reuniões do Copom), a Selic aumentou 1,5 ponto percentual. Esse é o maior nível da taxa básica de juros desde janeiro de 2009, quando o juro da economia brasileira estava em 12,75% ao ano.

O BC quer diminuir o ímpeto consumista da população, que não ficou menor mesmo com os últimos aumentos da Selic, para reduzir a pressão sobre a inflação. A alta de 0,25 ponto porcentual do juro básico da economia hoje era a aposta unânime entre as 75 casas consultadas pela Agência Estado. Para todos os analistas financeiros ouvidos, o Copom foi claro em sua comunicação desde o último encontro, ocorrido em abril. A última vez em que houve unanimidade entre as instituições do mercado financeiro sobre a decisão do Copom foi em outubro de 2010.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota, o BC justifica a necessidade da nova alta: “considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado continua sendo a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012”.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de julho. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 16.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO