CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Copom reduz taxa de juros em 0,5 ponto percentual, primeira queda em três anos

A Selic vai cair de 13,75% para 13,25% ao ano após decisão do Comitê de Política Monetária, ligado ao Banco Central

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual, a 13,25% ao ano, primeiro corte na taxa em três anos, e afirmou ser possível um novo corte da mesma magnitude em setembro.

"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", informou o comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão não foi tomada por unanimidade, com votos por um corte de 0,50 ponto de Roberto Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino, Carolina de Assis Barros, Gabriel Galípolo e Otávio Damaso. Os diretores Diogo Guillen, Fernanda Guardado, Maurício Moura e Renato Gomes defenderam corte de 0,25 ponto.

Após meses de pressão de membros do governo para que o ciclo de baixa nos juros fosse iniciado, em meio a um cenário de inflação em queda, o BC disse que avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto em função da melhora do quadro inflacionário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todos os 46 economistas consultados em pesquisa da Reuters esperavam uma redução na taxa básica de juros. A maioria deles projetava um corte de 0,25 ponto percentual, enquanto um grupo menor acreditava em um recuo de 0,50 ponto.

Com a decisão, a Selic vai a um patamar 11,25 pontos acima da mínima histórica de 2% ao ano, atingida durante a pandemia de Covid-19 e que vigorou até março de 2021.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO