CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Crise da construção faz engenheiro virar taxista

Engenheiros dirigindo táxis: essa imagem, que foi um dos símbolos dos anos 80, na chamada década perdida, está de volta; em sua reportagem de capa deste domingo, a Folha localizou um engenheiro que se transformou em motorista do Uber; setores de construção e petróleo passam pela maior crise de sua história desde que praticamente todas as empreiteiras nacionais foram atingidas pela Lava Jato; a diferença agora é que o táxi virou Uber

Engenheiros dirigindo táxis: essa imagem, que foi um dos símbolos dos anos 80, na chamada década perdida, está de volta; em sua reportagem de capa deste domingo, a Folha localizou um engenheiro que se transformou em motorista do Uber; setores de construção e petróleo passam pela maior crise de sua história desde que praticamente todas as empreiteiras nacionais foram atingidas pela Lava Jato; a diferença agora é que o táxi virou Uber (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma imagem divulgada na capa da edição da Folha de S. Paulo deste domingo trouxe de volta um dos símbolos dos anos 80: engenheiros dirigindo táxis. Uma imagem marcante da "década perdida", que, agora, retorna.

A reportagem, intitulada "Engenheiros, antes escassos, agora sobram no mercado", localizou o profissional Antonio Carlos Mitisuke Seirio, que ficou sem emprego em sua área e se transformou em motorista do Uber.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com estudo da Federação Nacional dos Engenheiros, em 2014 foram contratados pouco mais de 52 mil profissionais de engenharia e demitidos 55,1 mil. Apenas em 2015, o setor da construção civil fechou 416,9 mil vagas, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Setores de construção e petróleo passam pela maior crise de sua história desde que praticamente todas as empreiteiras nacionais foram atingidas pela Operação Lava Jato. A diferença de agora, em relação aos anos 80, é que o táxi virou Uber.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para tentar reanimar o setor de engenharia, o governo aposta nos acordos de leniência com as empreiteiras. No entanto, representantes do Ministério Público condenam a ideia por considerar que a medida concede favores a empresas corruptas.

Foram atingidas pela Lava Jato ícones da construção como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Queiroz Galvão, entre muitas outras empresas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO