Delta vira “leprosa” também em São Paulo

Governador Geraldo Alckmin anuncia reviso dos contratos com a empreiteira de Fernando Cavendish, que passa ser carimbada como inidnea em praticamente todo o Pas; maior contrato paulista foi o da ampliao da Marginal Tiet

Delta vira “leprosa” também em São Paulo
Delta vira “leprosa” também em São Paulo (Foto: Montagem/247)

247 – O empresário Fernando Cavendish, que já desocupou seu apartamento na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, fez uma profecia que se realiza a passos largos. “Virei leproso, vou quebrar”, disse ele, em entrevista à Folha de S. Paulo. Prestes a ser declarada inidônea pela União, ficando impedida de participar de novas concorrências públicas, a Delta pode ser banida também em São Paulo. “Os contratos são analisados. É sempre bom rever, analisar. Isso é sempre positivo”, disse ontem o governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

A declaração marca uma nova postura de Alckmin diante da crise. Dias atrás, ele havia dito que a Delta praticamente não tinha contratos em São Paulo. Levantamentos feitos pelo Ministério Público, por blogs como o Transparência SP e por sites como o Viomundo (leia mais aqui), mostraram o contrário. Só na ampliação da Marginal Tietê, o governo de São Paulo fechou um contrato de R$ 287 milhões, assinado por José Serra, que depois foi aditado para R$ 358 milhões – 24,9% acima do valor inicial.

O que aproxima a crise de São Paulo é a prisão de Heraldo Puccini Neto, diretor da empreiteira, que foi detido na Operação Saint-Michel, a segunda etapa da Operação Monte Carlo. Grampos realizados pela PF mostraram que o bicheiro Carlos Cachoeira acompanhava também os negócios da Delta em São Paulo – e não apenas em Goiás ou no Distrito Federal.

Empresa em extinção

Com a decisão anunciada por Alckmin, a Delta começa a ser riscada do mapa em todo o País. A empreiteira já está perdendo contratos no Amazonas, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e também na cidade de São Paulo, onde é responsável pela varrição do lixo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247