CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Do 7Day às 24 horas

Como Joo Appolinrio transformou a venda de um produto no maior negcio multicanal do Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Márcio Kroehn_247

Onde você encontra o George Foreman Grill? E as potentes máquinas a jato que limpam tudo? E aqueles aparelhos milagrosos de ginástica? Sim, todas as respostas levam a uma única empresa, a Polishop, um canal de vendas que você não tem como escapar de conhecer. Ela está na tevê da sua casa, na tela do seu computador, em catálogos distribuídos pelas ruas, no seu passeio aos shopping centers, algumas vezes no telefone e, até, pode tocar a sua campainha, com o início do trabalho do porta-a-porta. Essa estratégia de estar presente onde o cliente estiver foi criada por João Appolinário, um discreto empresário que já foi sócio de academia de musculação, de restaurante chinês fastfood e de uma confecção. Mas foi o negócio com produtos exclusivos que o levou ao topo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Polishop nasceu de um produto e um rosto conhecido. O 7 Day Diet, uma dieta desenvolvida por um americano e trazida para o Brasil com a assinatura do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, campeão na Fórmula 1 e na Fórmula Indy, tinha entre os sócios João Appolinário. Para importar o shake de baixa caloria, era preciso um investimento de, aproximadamente, US$ 1 milhão. Fittipaldi entrou com a imagem e Appolinário e Carlos Agostinho da Cruz com o dinheiro. Em seis meses, o produto já colocava as finanças da empresa recém-formada no azul. “A Polishop é um exemplo de que a queda nos custos da informação criou novas oportunidades de negócios”, diz Claudio Felisoni, coordenador do Programa em Administração do Varejo (Provar-USP).

Como sócio majoritário, Appolinário percebeu que o sucesso do negócio estava na exposição do produto em diferentes mídias. Por que não trazer outros 7 Day Diet com exclusividade para o País? Ele apostou nesse casamento e abriu um novo nicho de mercado no varejo. “Os canais da Polishop são bem diversificados. Os concorrentes não conseguem desenvolver uma estratégia como essa empresa”, diz Eugênio Foganholo, da Mixxer Consultoria Empresarial. “O diferencial é apostar na exclusividade de produtos, que não possibilitam a comparação de preços e permitem uma margem melhor no resultado”, completa ele. A estimativa de mercado é que a Polishop já ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento anual.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O multicanal permite o acesso do consumidor 24 horas por dia a produtos exclusivos e, muitas vezes, de pouca utilidade prática. Com isso, a Polishop fisga a compra por impulso, ou seja, aquele desejo repentino que dificilmente se repete se você não está, por exemplo, paralisado em um canal de televisão. Mas, ao invés da queda do interesse do público, o atual estágio da economia brasileira vai continuar beneficiando esse tipo imediatista de comércio. Com dinheiro no bolso, as pessoas querem gastar. E a Polishop, que cresceu sozinha nesse mercado nos últimos anos, criou um nicho que, praticamente, blinda a chegada de novos concorrentes. “O esforço para montar a mesma força de divulgação e de vendas é muito difícil”, afirma Foganholo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO