TV 247 logo
      HOME > Economia

      Dono da Azul vence disputa pela compra da TAP

      Empresário David Neeleman venceu a disputa pela compra da companhia aérea estatal portuguesa TAP; Neeleman é sócio do empresário português Humberto Pedrosa, presidente da companhia de transportes Barraqueiro, que deterá 50,1% do consórcio Gateway; pela proposta, o consórcio Gateway pretende investir 350 milhões de euros e reforçar a frota com 53 novas aeronaves; Neeleman venceu a disputa trava com Germán Efromovich, proprietário da Avianca

      Empresário David Neeleman venceu a disputa pela compra da companhia aérea estatal portuguesa TAP; Neeleman é sócio do empresário português Humberto Pedrosa, presidente da companhia de transportes Barraqueiro, que deterá 50,1% do consórcio Gateway; pela proposta, o consórcio Gateway pretende investir 350 milhões de euros e reforçar a frota com 53 novas aeronaves; Neeleman venceu a disputa trava com Germán Efromovich, proprietário da Avianca (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O empresário David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul e da americana JetBlue, venceu a disputa pela portuguesa TAP. A informação foi divulgada , confirmou o jornal "Público" depois de a notícia ser divulgada pelo "Económico" e pela "TVI".

      Neeleman é sócio do empresário português Humberto Pedrosa, presidente da companhia de transportes Barraqueiro, que deterá 50,1% do consórcio Gateway. O governo de Portugal exigia que a participação majoritária fosse detida por um cidadão europeu.

      Na primeira proposta, o Gateway pretendia investir 350 milhões de euros e reforçar a frota com 53 novas aeronaves. Além dos aportes, o vencedor do consórcio terá de assumir as dívidas da companhia. Os termos da proposta mais recente ainda não foram divulgados.

      Além dos 61%, os empresários terão direito às sobras de 5% do que está reservado aos trabalhadores da companhia, podendo chegar então a 66% de participação. A intenção do governo é repassar o restante da TAP ao consórcio nos próximos dois anos.

      A dupla disputava com Germán Efromovich, proprietário da Avianca, a aquisição de 61% da companhia aérea portuguesa. Ambos os consórcios tinham apresentado para o Conselho de Ministros de Portugal e para a Parpública, que coordena o processo de venda, uma primeira rodada de propostas no dia 15 de maio e melhoraram o plano de investimentos na sexta-feira passada.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: