CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

E tudo começou numa Páscoa

Em 1988, Alexandre Tadeu da Costa criou a Cacau Show para atender a um pedido de um cliente. Hoje, ele j vive na casa do bilho e o terceiro personagem da srie Made in Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Neste domingo de Páscoa, data sagrada para a maioria dos brasileiros, um empresário brasileiro trabalhou muito. Produziu ovos de chocolate até o último instante e acompanhou os resultados de vendas de cada uma de suas lojas. Assim é Alexandre Tadeu da Costa, dono da Cacau Show. Um empresário obcecado pelo que faz e que, em 23 anos de vida empresarial, se tornou dono da maior rede de franquias de chocolates do mundo.

Alexandre trabalhou muito nesta Páscoa porque foi exatamente neste mesmo feriado que tudo começou. Em 1988, ele tinha apenas 17 anos e vivia na Casa Verde, um bairro humilde em São Paulo. Era um vendedor que anotava os pedidos dos clientes e ficou eufórico quando fechou uma venda de dois mil ovos de 50 gramas. Quando voltou à fábrica, em vez de ser promovido, descobriu que ela não tinha condições de atender ao pedido. Sem pensar duas vezes, Alexandre comprou toda a matéria-prima necessária e produziu os 2 mil ovos nos fundos da casa de sua mãe, na própria Casa Verde – e até hoje os vizinhos se recordam do aroma de chocolate.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já faz muito tempo que a Cacau Show deixou de ser uma empresa de fundo de quintal. Hoje, é uma potência com faturamento anual na casa de R$ 1 bilhão. A primeira loja, criada em 2001, foi inaugurada em Piracicaba, no interior paulista. Depois disso, Alexandre desenvolveu um eficiente sistema de franquias, que fez da Cacau Show a maior rede de chocolates do mundo, à frente da norte-americana Rocky Mountain. Hoje, a Cacau Show tem mais de mil pontos de venda. “Em 2010, abrimos duas lojas a cada três dias”, disse o empresário, numa entrevista recente. “Tínhamos a meta de chegar a mil franquias e conseguimos”.

A verdadeira história da fantástica fábrica de chocolates

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por Ricardo Bellino

Não por acaso decidimos homenagear neste domingo de Páscoa o empreendedor brasileiro Alexandre Tadeu da Costa, que, aos 17 anos, e com apenas US$ 500 no bolso, construiu a maior rede de franquias de chocolate do mundo “Made in Brasil”. A Cacau Show hoje possui mais de mil lojas espalhadas de Norte a Sul do País, com uma producao superior a 13 toneladas de chocolate anuais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A grande lição que nos ensina Alexandre Costa é simples: chocolate é doce, mais não é mole não. E a receita de sucesso da Cacau Show é uma combinação de vários ingredientes: trabalho à vontade, uma generosa pitada de visão e uma dose dupla de empreendedorismo.

O coroamento desta historia veio com o premio que Alexandre acaba de receber, e que o destacou como o Empreendedor do Ano de 2011, evento promovido pela Ernst & Young Terco, em mais de 40 países. De 2 a 5 de junho, Alexandre vai disputar em Mônaco o World Entrepreneur of the Year, o Oscar do Empreendedorismo mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Qualquer semelhança com a história de Charlie, o menino pobre que ganha o bilhete dourado para visitar a fábrica de chocolates de Willy Wonka, e no final se torna seu sócio, é mera coincidência

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO