CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Economia tem superquarta com decisões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos

No Brasil, o Banco Central deve promover um novo corte na taxa de juros, levando a Selic ao menor nível em 16 meses

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) estão programados para anunciar nesta quarta-feira (20) suas novas taxas de juros, decisões amplamente antecipadas pelo mercado.

No cenário brasileiro, a expectativa da maioria dos economistas nas instituições financeiras é que o Copom realize um corte de 0,5 ponto percentual na Selic, a taxa básica de juros, reduzindo-a de 13,25% para 12,75% ao ano. O anúncio dessa decisão está previsto para ocorrer por volta das 18h30.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, nos Estados Unidos, a percepção do mercado é diferente. A maioria dos investidores e especialistas acredita que o Fed deve manter as taxas de juros no patamar atual, que varia entre 5,25% e 5,50% ao ano, informa o g1. No entanto, a possibilidade de que o Fed aumente suas taxas mais uma vez não foi completamente descartada.

Este ciclo de redução nas taxas de juros, caso as previsões do mercado para a decisão do Copom se concretizem, representará o segundo corte consecutivo na Selic, que começou a ser reduzida em agosto deste ano. Com a taxa em 12,75% ao ano, alcançaria seu menor nível desde maio de 2022, quando estava em 11,75% ao ano, ou seja, será a menor taxa em 16 meses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A confiança do mercado financeiro na queda da taxa para 12,75% ao ano se baseia em indicações fornecidas pelo próprio Banco Central. No comunicado da última reunião, quando a taxa foi reduzida em 0,5 ponto percentual, o Copom sinalizou a possibilidade de continuar promovendo uma "redução da mesma magnitude" à adotada naquela ocasião.

As projeções dos analistas do mercado financeiro indicam que a taxa continuará diminuindo nos próximos meses, encerrando o ano de 2023 em 11,75% ao ano. Para o final de 2024, a projeção é que a Selic atinja 9% ao ano.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO