Eleição de Milei lança dúvidas sobre futuro do acordo União Europeia-Mercosul, dizem eurodeputados
"Deveríamos estar muito preocupados porque não só o acordo com a UE, mas a própria aliança do Mercosul tem sido questionada”, disse a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Membros do Parlamento Europeu manifestaram preocupação pela eleição do ultradireitista Javier Milei à presidência da Argentina e seu possível impacto nas negociações do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
"A chegada do ultraliberal ao poder terá um impacto porque nem ele nem ninguém de sua equipe acredita no multilateralismo como uma ferramenta para resolver desafios comuns, nem na Europa nem na América Latina", alertou a eurodeputada Mónica González, vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Mercosul, destaca o jornal O Globo citando a agência de notícias AFP.
A eurodeputada espanhola María Eugenia Rodríguez destacou a necessidade de analisar regionalmente o impacto da eleição de Milei, considerando as opções antissistema, antidemocráticas e anti-institucionais que podem se reproduzir como um efeito dominó na América Latina e na Europa. >>> Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia
Ainda conforme a reportagem, a eurodeputada portuguesa Maria Manuel Leitão Marques expressou preocupação de que a retórica da campanha de Milei possa colocar em risco não apenas o acordo entre a o bloco europeu e o Mercosul, mas também o bom relacionamento do país com a União Europeia. “Se levarmos em consideração a retórica da campanha de Milei, deveríamos estar muito preocupados porque não só o acordo com a UE, mas a própria aliança do Mercosul tem sido questionada”.
As negociações entre a UE e os países do Mercosul foram praticamente paralisadas durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e foram retomadas após Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência do Brasil em janeiro deste ano. A eleição de Milei, contudo, voltou a levantar dúvidas sobre a finalização do acordo em 2023.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247