HOME > Economia

Em conversa por telefone, Lula avança alguns passos em acordo Mercosul e União Europeia

Bate-papo com Ursula Von der Leyer durou cerca de meia hora. Partes deram seguimento à reunião ocorrida na Cúpula do G20, em Nova Delhi, tratando do andamento do acordo

Lula e Ursula von der Leyen (Foto: Reuters/Adriano Machado | Francisco Seco/Pool via Reuters)

Por Denise Assis (247) - As conversas do Brasil em direção ao acordo Mercosul/União Europeia andaram mais uma casa. Na tarde desta segunda-feira (20), às 15h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

A conversa, que durou cerca de meia hora, deu seguimento à reunião que mantiveram na Cúpula do G20, em Nova Delhi, e tratou do andamento da negociação do acordo.

O governo brasileiro ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, e tem discutido com a União Europeia os pontos finais do acordo entre os dois blocos. O presidente Lula conversou recentemente sobre o tema com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP-28, em Dubai, Emirados Árabes.