Em defesa dos bancos, Maílson intensifica seu ataque a Dilma

Ex-ministro da Fazenda se diz assustado e ironiza, em artigo na Veja, inteno do governo de reduzir juros bancrios: Espera-se que, caso fracasse sua cruzada contra os bancos, Dilma no se aventure a procurar juros baixos no pasto; marqueteiro Joo Santana aponta iniciativa como o Real da Dilma

247 – O ex-ministro Maílson da Nóbrega, que comandou a economia brasileira no finalzinho do governo de José Sarney, quando a inflação se aproximou de 80% ao mês, está com medo da presidente Dilma Rousseff.

Na semana passada, em entrevista à Globonews, ele havia dito que a presidente havia cedido ao populismo, tentando reduzir juros bancários à força. Agora, em artigo publicado na revista Veja, onde é colunista, ele intensifica o ataque no artigo “O assustador ataque aos bancos”.

Leia um trecho:

“A presidente mira e acerta um alvo fácil. Atacar sintomas que a população confunde com calmas faz subir a popularidade. A maioria pensa como Dilma. A desinformação é enorme. A educação financeira é deficiente no Brasil. Os bancos nunca foram benquistos. O tema tende a ser influenciado pela emoção.

No Plano Cruzado (1986) faltou carne no mercado. Era um sintoma decorrente do insustentável congelamento de preços. Vender gado para abate era o caminho certo para o prejuízo. Os pecuaristas se protegeram. O custo de reter o seu rebanho era preferível à falência. O governo empreendeu então uma espetaculosa caça ao boi no pasto, com helicópteros e policiais federais. A medida não salvou o Plano Cruzado. Espera-se que, caso fracasse sua cruzada contra os bancos, Dilma não se procure a procurar juros baixos no pasto.”

Na prática, Maílson, que é dono da Tendências e consultor de instituições financeiras, está instigando bancos a reter o capital e não emprestar a juros baixos.

No entanto, para o marqueteiro João Santana, a iniciativa da presidente marca o início de uma nova agenda positiva em seu governo e será lembrada como o “Real da Dilma”.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247