TV 247 logo
      HOME > Economia

      Envolvida na Lava Jato, Andrade Gutierrez assina acordo de leniência

      A empreiteira Andrade Gutierrez Engenharia, investigada na operação Lava Jato, assinou acordo de leniência com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU); com isso, sobre para cindo o número de construtoras que assinaram acordos de colaboração com as autoridades do país, incluindo Odebrecht e UTC; autoridades ainda investigam as construtoras Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Mendes Júnior e Engevix, que ainda não assinaram acordos de leniência

      Envolvida na Lava Jato, Andrade Gutierrez assina acordo de leniência (Foto: REUTERS/Washington Alves)
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      Lisandra Paraguassu; Reuters - A empreiteira Andrade Gutierrez Engenharia, investigada na operação Lava Jato, assinou nesta terça-feira um acordo de leniência com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), informaram os órgãos.

      O anúncio engrossa a lista de construtoras que assinaram acordos de colaboração com as autoridades do país, incluindo Odebrecht e UTC. A AGU e a CGU já assinaram cinco acordos de leniência decorrentes da Lava Jato, em um total de arrecadação de 4,5 bilhões de reais em multas.

      As autoridades ainda investigam as construtoras Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Mendes Júnior e Engevix, que ainda não assinaram acordos de leniência.

      O grupo Andrade Gutierrez tem participações em algumas empresas do país, incluindo a companhia de concessões de infraestrutura CCR, que no final de novembro firmou acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP/SP), comprometendo-se a pagar 81,5 milhões de reais para encerrar um inquérito por pagamento de caixa 2. O grupo também tem participação na hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.

      Representantes do grupo AG não puderam comentar o assunto de imediato.

      Segundo as autoridades, a AGU entrou com cinco ações de improbidade contra empresas e pessoas físicas no âmbito da Lava Jato. O total cobrado é de 34 bilhões de reais. Destas cinco ações, a AG Engenharia é ré em duas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: