CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

"Esse debate foi vencido", diz ministro de Minas e Energia ao negar reestatização da Eletrobrás

Segundo o ministro Alexandre Silveira, a reestatização da Eletrobrás não está em pauta

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira | Logotipo da Eletrobrás (Foto: Lula Marques/Agência Brasil | Fernando Frazão/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse, nesta segunda-feira (15), que a reestatização da Eletrobrás não está em pauta.

A Eletrobrás foi privatizada no ano passado, pelo regime ultraneoliberal de Jair Bolsonaro. O governo do presidente Lula foi ao Supremo Tribunal Federal buscar equiparar seu capital na companhia, de cerca de 43%, a seu poder de voto, hoje em cerca de 10%. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Participando em evento em São Paulo, Silveira afirmou que o governo federal chegou a cogitar em um primeiro momento a reestatização da companhia elétrica, mas avaliou que "esse debate foi vencido". 

"Compreendo que esse debate foi vencido quando o governo decidiu um segundo caminho, que era ter uma participação efetiva", disse o ministro, em referência à ação apresentada pela Advocacia-geral da União (AGU) e o presidente Lula, a qual se juntou a Frente Parlamentar Mista Pela Reestatização da Eletrobrás. A Ação não busca reverter a desestatização. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Congresso vem se mostrando resistente a qualquer possível tentativa de reestatização, com os presidentes das duas Casas tendo se posicionado contra a medida. 

No entanto, o presidente Lula declarou, em entrevista à TV 247 em março, que “o governo vai voltar a ser dono da Eletrobrás” e que a privatização foi “um crime de lesa-pátria”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Não vai ficar por isso. Estamos entrando na justiça contra a votação do peso do governo na direção da empresa e o preço pelo qual foi vendida", afirmou Lula na ocasião. (Com informações da Reuters). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO