HOME > Economia

Europa quer agir rápido para salvar o Euro

Chefes de Estado podem se reunir at o final da semana para interromper a contaminao da Itlia. Nem no auge da crise grega isso aconteceu

247 – Os países do Euro tentaram ontem passar uma imagem melhor ao mercado do que a do dia anterior. Na segunda-feira, a longa reunião de seus ministros de finanças não chegou a nenhuma conclusão sobre a crise grega, puxando as bolsas europeias para baixo. Os mercados financeiros começaram o dia em queda livre, principalmente na Itália e na Espanha. Mas alguns elementos têm ajudado a trazer um pouco de calma.

A degringolada foi interrompida no meio do dia pela intervenção repentina do Banco Central Europeu, que comprou a dívida sobre os mercados italiano e espanhol para conter a hemorragia. Em seguida, após a reunião ministerial, a ideia de um encontro de chefes de Estado de urgência até o fim da semana foi mencionada. Isso não aconteceu nem no auge da crise grega. Dessa vez, no entanto, o desafio tem outro peso: parar a contaminação da Itália, quer dizer, do coração da zona do Euro.