HOME > Economia

Ex-diretor da Vale foi sondado para EPL

Governo sondou Guto Quintella (centro), que foi diretor de projetos especiais da mineradora, para comandar a Empresa de Planejamento e Logística, responsável por projetos como o do trem-bala; Bernardo Figueiredo (esq.) está de saída e o Planalto busca um nome mais próximo ao setor privado; caso não encontre, o ex-ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (dir.), poderá ser nomeado

Governo sondou Guto Quintella (centro), que foi diretor de projetos especiais da mineradora, para comandar a Empresa de Planejamento e Logística, responsável por projetos como o do trem-bala; Bernardo Figueiredo (esq.) está de saída e o Planalto busca um nome mais próximo ao setor privado; caso não encontre, o ex-ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (dir.), poderá ser nomeado (Foto: Leonardo Attuch)

247 - Um dos técnicos do governo mais próximos à presidente Dilma, o executivo Bernardo Figueiredo, da Empresa de Planejamento e Logística, deixará o cargo em dezembro. Responsável por projetos bilionários, como o trem-bala e a Ferrovia Norte-Sul, a EPL ainda não conseguiu deslanchar.

Para imprimir maior velocidade ao setor ferroviário, o Planalto saiu em busca de um nome mais alinhado com o setor privado. O primeiro a ser cotado foi Guto Quintella, ex-diretor de projetos especiais da Vale e ex-sócio do banco BTG Pactual, além de personagem muito próximo a diversas lideranças do PT.

Envolvido com a reestruturação de uma grande empresa, Quintella provavelmente não poderá aceitar o convite. Nesta hipótese, outra possibilidade é a nomeação de Paulo Sergio Passos, ex-ministro dos Transportes. Abaixo noticiário da Reuters:

Presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, deixará cargo em dezembro

BRASÍLIA, 24 Out (Reuters) - O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, deixará o cargo em dezembro, informou a assessoria de imprensa da estatal.

Segundo uma outra fonte do governo, que pediu para não ser identificada, a tendência é que Figueiredo seja substituído pelo ex-ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.