TV 247 logo
      HOME > Economia

      FMI já revê dogmas da agenda neoliberal

      Em artigo publicado na semana passada na sua principal revista, três dos principais economistas do FMI, comandado por Christine Lagarde, sugerem que a "agenda neoliberal" pode ter tido menos sucesso do que o pretendido - e que produziu um aumento da desigualdade

      Em artigo publicado na semana passada na sua principal revista, três dos principais economistas do FMI, comandado por Christine Lagarde, sugerem que a "agenda neoliberal" pode ter tido menos sucesso do que o pretendido - e que produziu um aumento da desigualdade (Foto: Leonardo Attuch)
      Leonardo Attuch avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Fundo Monetário Internacional, comandado pela francesa Christine Lagarde, começa a rever os dogmas da agenda neoliberal, segundo informa reportagem do Valor Econômico.

      "Em artigo publicado na semana passada na sua principal revista, três dos principais economistas do FMI sugerem cautelosamente que a "agenda neoliberal" pode ter tido menos sucesso do que o pretendido - e que produziu um aumento da desigualdade", diz o texto (leia aqui).

      "O novo trabalho do FMI examina dois elementos específicos da chamada agenda neoliberal: liberalização da conta de capital, ou seja, a remoção de barreiras aos fluxos de capitais; e consolidação fiscal, hoje mais comumente denominada austeridade."

      "Há muita coisa elogiável na agenda neoliberal", escrevem os autores. "No entanto, há aspectos da agenda neoliberal que não produziram os resultados esperados". Sua análise, segundo o Valor, levou a 'conclusões inquietantes' - entre elas a de que essas políticas resultaram em aumento da desigualdade que comprometeu o crescimento econômico.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: