GM manterá empregos em São José dos Campos

Sindicato e montadora entram em acordo para evitar demissão de dois mil operários; anúncio foi feito pelo secretário do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias Nascimento Melo, após reunião de 9 horas

GM manterá empregos em São José dos Campos
GM manterá empregos em São José dos Campos (Foto: Folhapress)

247- A General Motors manterá os empregos na fábrica de São José dos Campos, após acordo feito com o sindicato dos metalúrgicos. Na reunião que durou 9 horas, representantes da empresa e do Sindicato dos Metalúrgicos se reuniram com o secretário nacional de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, o secretário estadual de Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz, e o prefeito da cidade, Eduardo Cury (PSDB). O anúncio foi feito pelo secretário do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias Nascimento Melo.

A montadora tinha informado que demitiria 2 mil operários, e o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a declarar que não poderia interferir na decisão da montadora.  No entanto, o sindicato pressionou e Mantega voltou atrás e informou que não toleraria demissões, principalmente pelo fato de o Governo ter reduzido o IPI até 31 de agosto, sob a condição de as montadores manterem os empregos.

Segundo matéria publicada no portal G1, ficou decidido que a produção do Classic será mantida na unidade em função de um acordo que será levado ao sindicato para a categoria na próxima terça-feira (7).

A categoria vai decidir um acordo de lay-off para uma parte dos trabalhadores que atualmente trabalham na GM, além de proposta de um Plano de Demissões Voluntárias e um compromisso de uma negociação de temas estratégicos que permitam a competitividade da montadora e manutenção dela na cidade.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247