Gol voa mais alto que TAM

Pela primeira vez na histria, a companhia da famlia Constantino fica em primeiro lugar no mercado

Siga o Brasil 247 no Google News

O empresário Nenê Constantino, controlador da Gol, tem passado maus momentos com a policia. Atualmente encontra-se em prisão domiciliar em sua casa em Brasília. Mas nos negócios as coisas vão bem. Sua companhia aérea superou a TAM pela primeira vez e assumiu a liderança no transporte aéreo doméstico em fevereiro, mostram dados da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados na quinta-feira, 17.

Segundo a Anac, a Gol, dona também da marca Varig, chegou a 39,77% de market share nos voos no mercado interno no mês passado, enquanto a TAM aparece na segunda posição com 39,59%. É a primeira vez pelo menos desde janeiro de 2006 que a TAM é superada, segundo o histórico disponível na Anac, criada após a extinção do Departamento de Aviação Civil (DAC).

A assessoria de imprensa da Gol confirmou que é a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival TAM. Vale lembrar que a TAM é parceira da Trip desde 2004, quando as duas companhias firmaram um acordo de compartilhamento de voos (codeshare). Juntas, a participação de mercado da TAM e da Trip seria de 42,36%, maior que a da Gol.

Segundo a Anac, as demais empresas elevaram sua participação e juntas ficaram com 20,64% do mercado em fevereiro. A Azul ficou com 7,96%, seguida por WebJet (5,89%), Trip (2,77%) e Avianca --antiga OceanAir (2,58%). O tráfego total de passageiros em voos no Brasil em fevereiro cresceu 9,34% sobre igual mês do ano passado, informou a Anac. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo maior, com avanço de 13,31% na mesma base de comparação.

PUBLICIDADE

"A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010, de 70,96 para 68,48%", segundo a Anac. O mercado de voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras teve aumento de 12,19% na demanda, enquanto a oferta subiu 13,28%. A ocupação nos aviões, nesse caso, passou de 75,35% em fevereiro do ano passado para 74,62% no último mês.

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email