HOME > Economia

Governo confirma Pedro Parente como novo presidente da Petrobras

Após dias de rumores e tratativas, a assessoria de Michel Temer confirmou nesta quinta (19) que o ex-ministro Pedro Parente é o novo presidente da Petrobras; ele vai substituir Aldemir Bendine, que assumiu o comando da estatal no início de 2015, no lugar de Graça Foster; Parente foi chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Bunge Brasil

Após dias de rumores e tratativas, a assessoria de Michel Temer confirmou nesta quinta (19) que o ex-ministro Pedro Parente é o novo presidente da Petrobras; ele vai substituir Aldemir Bendine, que assumiu o comando da estatal no início de 2015, no lugar de Graça Foster; Parente foi chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Bunge Brasil (Foto: Valter Lima)

Infomoney - Após dias de rumores e tratativas, a assessoria de Michel Temer confirmou nesta quinta-feira (19) que o ex-ministro Pedro Parente é o novo presidente da Petrobras. Ele vai substituir Aldemir Bendine, que assumiu o comando da estatal no início de 2015, no lugar de Graça Foster.

Parente foi chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Bunge Brasil. Atualmente é sócio na gestora de fortunas Prada ao lado da mulher, Lucia Hauptman.

De 1995 a 1999, havia sido secretário-executivo da Fazenda, sob o ministro Pedro Malan, período em que foi responsável pela renegociação das dívidas dos Estados —problema que era crucial para a estabilização econômica da época.

Nascido no Rio de Janeiro em 21 de fevereiro de 1953, o novo presidente da Petrobras começou a vida profissional no Banco do Brasil, em 1971, passando pelo Banco Central em 1973.

Formado em engenharia pela Universidade de Brasília (UnB), ele exerceu, além de outras funções, o cargo de consultor do Fundo Monetário Internacional e coordenou, em 2002, a equipe de transição do governo FHC quando o ex-presidente Lula foi eleito.