CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Em guerra na Ucrânia, Rússia suspende exportações de fertilizantes e decisão atinge Brasil

O país alegou problemas de logística. A decisão deve pressionar os preços dos alimentos em outros países, inclusive, no Brasil

(Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério da Indústria e Comércio russo informou, nesta sexta-feira (4), que o país determinou aos seus produtores locais de fertilizantes o encerramento das exportações devido a problemas de logística. A Rússia iniciou, no dia 24 de fevereiro, ações militares na Ucrânia. O teor do comunicado foi publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o comunicado do ministério, "falhas no embarque de fertilizantes podem afetar diretamente a segurança nacional de vários países e causar graves consequências na forma de escassez de alimentos para centenas de milhões de pessoas já no médio prazo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão deverá levar a um forte aumento nos preços dos alimentos, inclusive, no Brasil, que importa 23% dos seus fertilizantes fosfatados e nitrogenados da Rússia, e 3%, de Belarus. O agronegócio brasileiro é o quarto maior consumidor do mundo, atrás de China, Índia e Estados Unidos. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, fechou 2021 a 10,06%, o maior resultado em seis anos e acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 5,25%. Os setores com as maiores variações no período foram os de transportes (21,03%), Habitação (13,05%)e e Alimentação e bebidas (7,94%). Os três responderam por cerca de 79% do IPCA de 2021.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o Brasil errou em fechar fábricas de fertilizantes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à fala da ministra e destacou que foram os "governos de Temer e Bolsonaro que erraram, não o Brasil"

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO