HOME > Economia

Governo Temer surta e diz que criou empregos e cortou gastos

O governo federal cometeu a proeza de afirmar que “criou empregos e cortou gastos”; em nota, o Planalto disse que “estamos recuperando um passivo de mais de dez anos de uma política econômica equivocada e que levou o país à sua maior recessão da história” e segue, no autoelogio: “o presidente assumiu o governo quando os ânimos estavam naturalmente exacerbados; adotou a pregação de unificar o país e pacificar a nação, num gesto de conclamar a todos nesse sentido”

temer meirelles (Foto: Gustavo Conde)

247 – O governo federal cometeu a proeza de afirmar que “criou empregos e cortou gastos”. Em nota, o Planalto disse que “estamos recuperando um passivo de mais de dez anos de uma política econômica equivocada e que levou o país à sua maior recessão da história” e segue, no autoelogio: “o presidente assumiu o governo quando os ânimos estavam naturalmente exacerbados. Adotou a pregação de unificar o país e pacificar a nação, num gesto de conclamar a todos nesse sentido”.

Sobre a promessa não cumprida de priorizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o governo citou na necessidade de contingenciar gastos para justificar a redução do orçamento de Ciência e Tecnologia. “Como, hoje, mais de 90% do Orçamento federal corresponde a despesas obrigatórias, resta ao governo a obrigação de contingenciar os outros menos de 10%”, disse. “Esse contingenciamento atingiu a todos os órgãos da União”, acrescentou.

A nota diz que os trabalhos de pesquisa e inovação receberão aporte de US$ 1,5 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governo informou ainda que “tem atuado para fechar acordos comerciais com outros países” como a China, Reino Unido e Chile. O texto diz que o Mercosul e a União Europeia estão “muito próximos” de assinar um acordo de livre comércio que está sendo negociado há mais de 20 anos, desde do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Leia mais aqui.