Graça tira da Petrobras diretor ligado a Zé Dirceu

Antes mesmo de assumir o comando da maior empresa brasileira, Graa Foster, nova presidente da estatal, muda a principal diretoria: a de Explorao e Produo (a que fura poo), que no est mais sob o comando de Guilherme Estrella

Graça tira da Petrobras diretor ligado a Zé Dirceu
Graça tira da Petrobras diretor ligado a Zé Dirceu (Foto: Divulgação)

247 – Quem não se lembra da frase célebre de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, que, no primeiro mandato do presidente Lula, exigiu para seu partido, o PP, aquela diretoria que “fura poço” da Petrobras?

O nome técnico desta diretoria é a de Exploração e Produção e durante quase todo o governo Lula ela esteve sob o comando de Guilherme Estrella, técnico da Petrobras, que chegou ao cargo por indicação de José Dirceu.

Com a mudança na estatal promovida pela presidente Dilma Rousseff, que derrubou José Sergio Gabrielli e alçou Maria das Graças Foster ao comando, acaba também a era Estrella, que perdeu o cargo na última sexta-feira.

Leia, abaixo, a proposta de alteração da diretoria da Petrobras, que precede a chegada de Graça Foster:

Proposta de alteração na composição da Diretoria Executiva da Petrobras, com a criação da uma nova Diretoria, para a qual será indicado um diretor Corporativo e de Serviços. A proposta considera que o novo diretor ficará responsável pelas áreas de Organização, Gestão e Governança; Recursos Humanos; Segurança Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde e Serviços Compartilhados.

Essa proposta é resultado de análises referentes aos desafios de gestão a serem enfrentados pela Companhia, com significativo incremento no número de empregados e necessidade de maior supervisão em função do grande volume de investimentos. A criação dessa nova Diretoria será submetida à deliberação dos acionistas da Companhia em Assembleia Geral Extraordinária, a ser oportunamente convocada.

- A indicação do atual gerente executivo do E&P-Presal, José Miranda Formigli Filho, para substituir o atual diretor de Exploração e Produção, Guilherme de Oliveira Estrella. José Formigli é engenheiro civil, formado pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, pós-graduado em análise matricial de estruturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead). Com experiência de 29 anos na Companhia, já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção. Em 2008, José Formigli foi nomeado gerente executivo da área criada para o planejamento e desenvolvimento das descobertas do pré-sal, ficando responsável pela gestão de todo o programa de desenvolvimento da produção dessas áreas.

A indicação do atual gerente executivo de Operações e Participações em Energia, José Alcides Santoro Martins, para assumir a Diretoria de Gás e Energia no lugar de Maria das Graças Silva Foster. José Alcides é engenheiro civil, formado pela Universidade de São Paulo – USP, pós-graduado em Geotecnia pela PUC-Rio e pós-graduado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp. Com experiência de 32 anos na Companhia, assumiu diversos cargos gerenciais, além de ser membro do Conselho de Administração de diversas subsidiárias da Companhia. Foi também diretor de Tecnologias do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis – CTGAS-ER de fevereiro de 2004 a maio de 2005 e diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética – EPE no período entre maio de 2005 e junho de 2006.

A Petrobras agradece ao diretor Guilherme de Oliveira Estrella pelos relevantes serviços prestados à Companhia, ressaltando sua liderança, competência técnica e o elevado grau de profissionalismo e dedicação no exercício do cargo.

 

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247