HOME > Economia

Grécia pede que credores aceitem plano 'realista'

A Grécia enviou a credores um pacote "abrangente" e "realista" de reformas para consideração e está pedindo a líderes europeus que aceitem as medidas para se chegar a um aguardado acordo, disse nesta terça-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras

epa04603200 Greek Prime Minister Alexis Tsipras gives a press briefing at the end of the meeting with President of the European Parliament Martin Schulz (not pictured) at the European Parliament in Brussels, Belgium, 04 February 2015. Greek Prime Minister (Foto: Leonardo Attuch)

ATENAS (Reuters) - A Grécia enviou a credores um pacote "abrangente" e "realista" de reformas para consideração e está pedindo a líderes europeus que aceitem as medidas para se chegar a um aguardado acordo, disse nesta terça-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Tsipras disse que a proposta foi enviada a credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) na noite de segunda-feira, sem elaborar sobre o conteúdo. Uma autoridade da Grécia afirmou que o pacote foi enviado a tempo para uma reunião de fim de noite em Berlim entre os líderes de Alemanha, França, Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e FMI para discutir o destino da Grécia.

"Enviamos um plano realista para que a Grécia saia da crise", disse Tsipras a jornalistas, pedindo que a Europa aceite o plano para dar fim a "divisões na Europa".

"Não vamos esperar que eles enviem uma proposta, a Grécia está enviando um plano - está claro agora que a decisão de se eles querem se ajustar ao realismo... a decisão depende da liderança política na Europa".

Fontes próximas às discussões afirmaram que a mais recente proposta não contém novas concessões sobre as questões que estão travando um acordo, como assuntos previdenciários e trabalhistas.