HOME > Economia

Grécia pode estatizar bancos

"Se o setor privado puder recapitalizar os bancos, eles faro isso; porm, se eles no conseguirem, isso significa que ser necessria a interveno do setor pblico", disse o o primeiro-ministro grego

Grécia pode estatizar bancos (Foto: YVES HERMAN/Reuters)
Roberta Namour avatar
Conteúdo postado por:

Alguns bancos da Grécia poderão ter de ser nacionalizados após a aplicação do acordo de redução de 50% dos títulos da dívida grega pelo setor privado, como parte do novo pacote da zona do euro para o país, disse hoje o primeiro-ministro grego, George Papandreou.

Falando a jornalistas após o encerramento da longa reunião de cúpula dos líderes europeus, Papandreou afirmou que os bancos gregos seriam recapitalizados com fundos oficiais, em dinheiro que sairia do novo pacote de resgate do país de € 130 bilhões.

"Se o setor privado puder recapitalizar os bancos, eles farão isso; porém, se eles não conseguirem, isso significa que será necessária a intervenção do setor público. Isso significa uma passagem temporária da propriedade para o Estado. Após a reestruturação, os bancos serão vendidos de volta para o setor privado", disse Papandreou, ao destacar que os detalhes do novo pacote serão discutidos e divulgados ao longo das próximas semanas.

Perguntado se estava pensando em convocar uma eleição antecipada ou buscar a formação de um governo de unidade nacional, Papandreou declarou que os gregos querem mudanças, não eleições.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...