HOME > Economia

Guedes anuncia bônus para trabalhadores informais, mas não diz valor, data, nem como funcionará

O secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que o benefício deve incluir medidas que buscam maior formalização de contratos de "novas formas" de trabalho

O ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

247 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (28) que o governo federal criará o benefício Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) para trabalhadores informais. Ele não informou, porém, como o bônus funcionará, qual o valor e quando será pago.

"Vem aí o Pronampe [programa de crédito para micro e pequenas empresas] e o BIP, pois o presidente sempre disse: 'Mas e os invisíveis?'. Temos milhões de brasileiros excluídos do mercado formal por uma legislação obsoleta, pela nossa incapacidade de criar um mercado de trabalho vigoroso, forte, robusto", disse o ministro.

O secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que o benefício deve incluir medidas que buscam maior formalização de contratos de "novas formas" de trabalho: "Estamos elaborando uma proteção específica para trabalhadores informais, em busca de maior formalização, de um novo contrato de trabalho que se adéque [ao cenário] pós-pandemia e a novas formas de trabalho, que se intensificaram pelo advento da pandemia".

Segundo Bianco, o BIP não tem a ver com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determina que o governo federal comece a pagar a renda básica a famílias em extrema pobreza em 2022. 

"Eu não diria que tem a ver com a decisão, mas eu diria que é um complemento. Estamos olhando, acredito que o presidente e o ministro, toda rede de proteção social. A parte focada na decisão do STF, que o Ministério da Cidadania já vem elaborando há algum tempo, é um benefício assistencial", afirmou.

Com informações do G1.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: