CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Guerra do biodiesel está por trás dos ataques de Silveira a Prates

Jean Paul Prates Prates enfatizou não ser contrário a produção de novos combustíveis

Alexandre Silveira | Jean Paul Prates (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil | Paulo Pinto/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A guerra do biodiesel pode ser o fator central por trás dos ataques do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates Prates, que enfatizou não ser contrário a produção de novos combustíveis. De acordo com reportagem do jornal Estado de S.Paulo, Prates crê que essa leitura deriva de uma campanha contrária patrocinada pelo ministro de Minas e Energia.

Dados ilustram a importância do tema: hoje, 14% do diesel vendido nas bombas é composto por biodiesel, produzido principalmente com óleo de soja. A lei fixa que o porcentual deverá chegar a 20% até o fim desta década, e a partir de 2031, pode alcançar 25%. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na última sexta-feira, 5, em meio à crise provocada pela incerteza sobre a sua permanência no cargo, Prates recebeu no edifício-sede da Petrobras, no Rio, representantes do setor do etanol e do biogás, num aceno aos produtores de biocombustíveis e ao agronegócio. Prates sinalizou que a Petrobras não vai se opor à mistura do biometano ao gás natural, outra inovação contra a qual a estatal se colocou na votação da Câmara, e que também não trabalhará contra o aumento da mistura do etanol na gasolina.

Saiba mais - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cedeu e agora não se opõe à permanência de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras, teria dito o titular da pasta ao presidente Lula, conforme informou a CNN Brasil, nesta segunda-feira (8). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Silveira definiu alguns "compromissos" que devem ser seguidos por Prates. Segundo a CNN, ele estaria incomodado com uma suposta "subserviência" de Prates ao mercado financeiro, e exigiu o cumprimento dos planos de investimento. Silveira também estaria insatisfeito com "ataques" de Prates a conselheiros ligados ao MME e uma suposta "sabotagem" da pauta de biocombustíveis, indica a CNN. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO