CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Haddad está 'de boa' com o mercado

Depois de disparar nas pesquisas, o nome de Fernando Haddad (PT) vem sendo tratado com outros olhos pelo chamado mercado; candidato a presidência da república ungido por Lula, ele sempre esteve em alta com o padrinho político, a ponto de ser o indicado para chefiar a equipe econômica caso Lula pudesse ser candidato e eleito; agora, como cabeça de chapa, Haddad procura um não economista, de perfil moderado e independente, para o comando do Ministério da Fazenda caso vença em outubro

Haddad está 'de boa' com o mercado
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Depois de disparar nas pesquisas, o nome de Fernando Haddad (PT) vem sendo tratado com outros olhos pelo chamado mercado. Candidato a presidência da república ungido por Lula, ele sempre esteve em alta com o padrinho político, a ponto de ser o indicado para chefiar a equipe econômica caso Lula pudesse ser candidato e eleito. Agora, como cabeça de chapa, Haddad procura um não economista, de perfil moderado e independente, para o comando do Ministério da Fazenda caso vença em outubro.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca a leitura de Lula para a composição do governo, que deve prevalecer, uma vez que Fernando Haddad tem o mesmo perfil político: "a avaliação de Lula, compartilhada pelo seu herdeiro político, é que a pluralidade das escolas econômicas deve estar representada no governo, mas o ministro da Fazenda não pode ser muito atrelado a nenhuma delas. Agora candidato, Haddad procura sua alma gêmea". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Haddad quer um nome com formação econômica, mas não um economista clássico. Quer alguém que seja pragmático e, ao mesmo tempo, flexível para resolver problemas sem se aprisionar a dogmas das escolas tradicionais, na corda bamba entre ortodoxos e heterodoxos.

A matéria relembra a estrutura do governo FHC: "o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por exemplo, ficou identificado com os ortodoxos da PUC-Rio, que criaram o Plano Real em 1994. Já os heterodoxos ganharam destaque a partir da crise de 2008, durante os governos Lula e Dilma Rousseff".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E posiciona o que ela entende ser as pretensões de Haddad: "a ideia de Haddad é encontrar um perfil no meio deste caminho, que dialogue com as diferentes linhas econômicas, mas também com o empresariado e os investidores". 

Na experiência como prefeito de São Paulo, Fernando Haddad escolheu Marcos Cruz, forjado na cultura empresarial de Jorge Paulo Lemann, para assumir sua Secretaria de Finanças, e Leda Paulani, heterodoxa formada na USP, para a Secretaria de Planejamento. Quem o conhece o candidato ao planalto, diz que esse é o resumo de Haddad e que o exemplo de perfis pode ser replicado no Planalto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A reportagem ainda destaca que "nas últimas semanas, o candidato tem conversado com economistas fora do espectro político do PT e mais alinhados ao pensamento pró-mercado, como Samuel Pessôa e Marcos Lisboa, mas também coordenou o programa de governo petista, considerado radical por investidores". 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO