CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

IBGE: Brasil registra o maior número de contribuintes da história da Previdência

O aumento de empregos às vésperas do final do primeiro ano do governo Lula é um dos fatores que explicam as estatísticas do instituto

Dinheiro e fachada da Previdência Social (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil | Pedro França/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que 64,3 milhões de brasileiros destinaram uma parte do salário para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no terceiro trimestre. Foi o maior número desde quando o IBGE começou a fazer esse levantamento, em 2012. O número de trabalhadores com registro no setor privado está maior: 1,1 milhão a mais de 2022 para cá. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Jornal Nacional.

A diminuição da taxa de desemprego é um dos motivos para a melhoria na contribuição para a Previdência. O índice atingiu a marca de 7,7%, segundo números divulgados em 31 de outubro pelo IBGE. O percentual foi o mais baixo desde o trimestre que se encerrou em fevereiro de 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Economista FGV Ibre, Rodolpho Tobler reforçou que "uma atividade econômica mais forte e com menos incerteza, ajuda" o Brasil a ter "mais contratação principalmente pelo lado formal". "Acaba sendo bom para o governo, porque acaba tendo mais pessoas contribuindo para o próprio programa previdenciário, mas também para as próprias pessoas, que acabam tendo alguma proteção social para alguma necessidade no futuro", afirmou. 

O aumento na contribuição é um bom sinal, mas o déficit na Previdência é de R$ 248 bilhões.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO