TV 247 logo
      HOME > Economia

      Indústria na Europa dá sinais de força

      As indústrias da zona do euro tiveram em janeiro o mês mais forte desde meados de 2011 devido à entrada de novas encomendas, levando-as a contratar novos funcionários pela primeira vez em dois anos, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras

      As indústrias da zona do euro tiveram em janeiro o mês mais forte desde meados de 2011 devido à entrada de novas encomendas, levando-as a contratar novos funcionários pela primeira vez em dois anos, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (Foto: Leonardo Attuch)
      Leonardo Attuch avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Jonathan Cable

      LONDRES, 3 Fev (Reuters) - As indústrias da zona do euro tiveram em janeiro o mês mais forte desde meados de 2011 devido à entrada de novas encomendas, levando-as a contratar novos funcionários pela primeira vez em dois anos, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

      A alta foi liderada por uma forte aceleração na Alemanha e uma retomada dos membros periféricos da zona do euro, mas uma contínua contração na França, segunda maior economia do bloco, seguiu sendo um peso para a região.

      O PMI final do Markit para a indústria da zona do euro subiu para 54,0 no mês passado, superando a preliminar de 53,9 e a leitura de 52,7 de dezembro. A última vez em que ficou acima disso foi em maio de 2011. Leitura acima de 50 indica crescimento da atividade.

      O subíndice de produção, que entra no PMI composto a ser divulgado na quarta-feira, avançou para 56,7 ante 54,9 em dezembro, em linha com a preliminar e o número mais alto desde abril de 2011.

      "A recuperação da indústria da zona do euro ganhou força significativa em janeiro, com as leituras finais do PMI para Alemanha, França e a região como um todo superando as estimativas preliminares", disse Chris Williamson, economista-chefe do Markit.

      O PMI da Alemanha saltou para máxima de 32 meses. Já a França, embora tenha subido para o maior nível em 23 meses, permaneceu abaixo da marca de 50.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: