Itália invade agência de risco S&P
Firma investigada por supostamente manipular o mercado com "julgamentos falsos, infundados ou ainda imprudentes" sobre o sistema financeiro e bancrio italiano, alm de especulao abusiva e uso ilcito de informao privilegiada
247 com agências internacionais – Depois de causar estragos com o rebaixamento de nove países da Europa e do fundo da União Europeia, a agência Standard & Poor's conquistou muitos inimigos no Velho Continente e se tornou alvo de investigações. Ontem, agentes policiais da divisão de delitos fiscais da Itália fizeram uma operação nos escritórios da S&P em Milão.
A ação foi determinada pela Procuradoria de Trani, que investiga a agência por supostamente manipular o mercado com "julgamentos falsos, infundados ou ainda imprudentes" sobre o sistema financeiro e bancário italiano, além de especulação abusiva e uso ilícito de informação privilegiada.
Na semana passada, a S&P rebaixou a nota da dívida da Itália em dois níveis, de A para BBB+. Outros oito países da zona do euro também foram rebaixados. As investigações se baseiam, no entanto, em avaliações feitas pela agência em 2011.
"As acusações feitas são todas sem fundamento e sem mérito, e, com força, defenderemos nossas ações, nossa reputação e a dos nossos analistas", disse a S&P em um comunicado.
A agência Moody's também está sendo investigada, sob a mesma suspeita.
Ontem, a diretora-geral de classificações para Europa e África da S&P provocou polêmica ao dizer que a agência havia sido "generosa" com a Espanha ao ter lhe dado nota A na semana passada, em vez de considerá-la investimento especulativo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: